quinta-feira, 13 de agosto de 2009

VIDA SOCIAL AREIENSE


Na área Social de Areia nos anos 60 e 70, o que podemos falar, com base no livro "Na Intimidade do Brejo de Areia", de Newton Marinho Coelho * é que existiam dois clubes em Areia. O Areiense, que abrigava a burguesia da cidade e o Aliança, freqüentado pela classe mais popular, comandado pelo Sr. Luiz Neiva.

O Areiense Clube, era mais reservado, suas festas eram mais pomposas e oferecia grandes noitadas dançantes aos seus sócios, com orquestras nacionais e até mesmo internacionais, a exemplo da Orquestra Alma latina do México. Nas festas oficiais, as representações familiares brejeiras, compareciam impecavelmente vestidas, principalmente as moças, que faziam questão de ostentar o que havia de novidades na moda feminina.

O Clube Aliança, pelas suas características populares, sem dúvida era muito mais animado, principalmente, porque os jovens davam preferência às suas festas e demais eventos, como bingo que funcionava às noites. Todos os sábados, com certeza havias os conhecidos `radiobailes`, e de vez em quando música ao vivo com muito embalo, pouca luz e bastante namoro. Na realidade era muito agradável qualquer festinha por simples que fosse no Aliança.Esse clube oferecia todas as festas tradicionais do calendário anual, como Carnaval, Festas Juninas, Semana da Pátria, Festa da Padroeira, Natal e Ano Novo, o que não acontecia normalmente no outro clube da cidade.

Complementando as atividades sociais, havia também em Areia um costume bastante interessante e civilizado, que era a realização dos famosos “assustados”, verdadeiras festinhas de integração familiar , realizado nas casas das famílias.

____________________________________________________________________

* Newton Marinho Coelho é engenheiro agrônomo, nasceu em Santa Luzia e é irmão da minha querida amiga Elizabeth Marinho.

Nenhum comentário: