sábado, 29 de agosto de 2009

FIM DO BREGAREIA

Embora não seja muito da minha alçada hoje viver uma vida carnavalesca, foi um tanto frustrante, para mim, a notícia de que "os turistas que tinham como caminho certo no mês de setembro o ‘Bregareia’, uma espécie de carnaval fora de época, realizada na cidade de Areia, no Brejo paraibano, não vão contar este ano com o evento, tendo em vista a decisão do prefeito Élson da Cunha Lima Filho, em acabar com a festa que, segundo ele, perdeu suas características culturais ao longo de uma década.

“No momento que o país discute e planeja o sistema nacional de cultura e a cidade vive um dos melhores momentos no desenvolvimento da cultura e arte, não faz sentido o culto ao verdadeiro carnaval fora de época, que se instalava na cidade”, justifica.

Com o fim do ‘Bregareia’, avisa o prefeito Élson, um outro evento surge na cidade para animar a população e os turistas de um modo geral. Trata-se do Festival de Cachaça e Rapadura, que está garantido no calendário do mês de setembro. O evento, que será reforçado ainda com o I FestAreia, acontecerá no período de 25 a 27 do próximo mês, oferecendo toda uma infraestrutura de shows, inclusive com a presença de nomes da Música Popular Brasileira, a exemplo de Geraldo Azevedo, que já está sendo contatado pela Prefeitura, segundo informações do secretário de Turismo do município, Ney Vital.

O Festival da Cachaça e Rapadura e o I FestAreia, de acordo com Ney Vital, irão movimentar a cidade nos mesmos moldes que o ‘Bregareia’. Ele disse que a Prefeitura espera, durante a festa, reunir na cidade, cerca de 20 mil pessoas, que terão a oportunidade ainda de participar de um seminário de Cachaça de Alambique, que será realizado em parceria com o Sebrae/PB. O evento paralelo será destinado a empresários do setor de cana-de-açúcar e estudantes, que vão debater sobre o melhoramento do produto. A programação oficial já está sendo debatida e até o final deste mês, garante o secretário Ney Vital, será divulgada.

Nenhum comentário: