sábado, 16 de janeiro de 2010

DOR IMERECIDA

Este é o meu primeiro texto em 2010. Totalmente envolvida com outros trabalhos e de férias, deixei de lado este cantinho que confesso já estava com saudades, e embora este não seja um texto a nível das minhas trilhas areienses, o que me fez decidir postá-lo, aliás pela segunda vez, porque num outro blog meu ele já foi postado, foi um questionamento levantado hoje por um dos filhos de Areia sobre a tragédia do Haiti X "Bondade e Misericórdia de Deus".
O fato é que desde a mais tenra idade, homens e mulheres têm procurado encontrar sinais da presença de Deus, em meio ao sofrimento. E o sofrimento tem se tornado um dos maiores desafios à fé cristã.

Onde está a justiça e a misericórdia de Deus, diante de tantas catástrofes? Terremotos... Doenças... Estupros... Assassinatos... Como aconselhar uma pessoa portadora do vírus de HIV ou como falar da justiça de Deus a uma menina de apenas dez anos de idade que engravidou do próprio pai?

Em 1º de novembro de 1755 na cidade de Lisboa capital de Portugal, houve um devastador terremoto...E aquele dia era o que os portugueses, na sua grande maioria católica, chama de dia de todos os santos. Isto significa dizer que em 1º de novembro de 1755, as igrejas de Lisboa estavam completamente superlotadas. Mas, de repente em apenas 6 minutos... Milhões de pessoas que estavam dentro destas igrejas foram mortas. Mais ou menos, 30 igrejas foram destruídas em poucos minutos... Igrejas de várias denominações foram destruídas... Igrejas que levaram cem anos para serem construídas... Igrejas que haviam custado o sangue de gerações foram destruídas em apenas alguns minutos.

Atordoada com a notícia, a Europa que ainda respirava as ameaças do iluminismo se desesperou... Foi aí que os filósofos começaram a se levantar. O mais famoso deles foi Voltaire, que sabedor do acontecido disse: “Como é que vocês ainda podem acreditar na bondade de Deus... como é que vocês que viram seus parentes e amigos mortos dentro de uma igreja, ainda podem crer na bondade de um Deus assim”? Ele escreveu isso, num poema de sua autoria, acerca do “Desastre de Lisboa”. E neste poema, Voltaire pergunta: “Se Deus é justo, se Deus é bom porque é que sofremos sobre o seu governo”? E o grito de Voltaire invadiu o mundo. Invadiu as Universidades... Invadiu o pensamento... Invadiu as Igrejas... E a partir do grito de Voltaire, muita coisa começou a mudar. O ateísmo disparou como filosofia... O existencialismo disparou como filosofia do absurdo... Mas, a pergunta de Voltaire, não é somente a pergunta de Voltaire... É a pergunta de todos nós... Quem nunca questionou Deus diante de uma perda... Diante de uma oração não respondida... Diante de uma tragédia? Se Deus é justo, livre e bom, porque é que Ele nos deixa sofrer? Esta é a pergunta que não quer calar, principalmente nos dias de hoje quando um fato idêntico aconteceu no Haiti, vitimando centenas de vidas e entre elas alguns brasileiros.

E a pergunta de Voltaire volta a incomodar... “Se Deus é justo, se Deus é bom porque é que sofremos sobre o seu governo”?

O fato é que o sofrimento existe... E qual é na perspectiva Bíblica, o motivo de tanto sofrimento?

Esse é um tema que levaria muito tempo para ser esmiuçado. Mas, vejamos o que a Bíblia, nossa regra de fé prática, tem a nos dizer sobre isso...

• A Bíblia ensina que o sofrimento, pode ser originado por forças que estão além de nossa vontade... E isto fica bem claro, quando a gente ler o livro de Jó. Ali estava um homem bom, reto e temente a Deus... Que não era um prostituto da humanidade... Que não era mal, mas que sofreu como ninguém jamais sofrera. E a Bíblia diz que todo sofrimento de Jó foi resultado de uma ação concreta de satanás. E ao longo da Bíblia, nós vamos encontrar forças estranhas que oprimem homens e mulheres levando-os ao sofrimento físico e emocional. (Basta ler os evangelhos, por exemplo).

Paulo, o apóstolo, diz que trazia uma espinho na carne que ele chamou de “mensageiro de satanás” e que tanto poderia ser um defeito físico, como uma doença... Ninguém sabe!

• A Bíblia também ensina que o sofrimento é causado pelo pecado... Mas que pecado? Pode ser pelo nosso pecado... Mas também poderá ser pelo pecado dos outros, como é o caso da pedofilia... das pessoas que são vítimas de motoristas embriagados, adolescentes que foram vítima da covardia de um mal caráter...

• O sofrimento também pode ser causado pelas injustiças sociais... Enfermidades... Quantos não morrem nas portas dos hospitais por falta de assistência média...Desemprego, etc. De quem é a culpa?
Muitos tem sido os motivos causadores do sofrimento... De maneira que a causa do sofrimento tem sido um dos maiores desafios à fé cristã, principalmente porque a maioria das pessoas em meio ao sofrimento tendem a se sentir abandonadas por Deus e é nesse momento que precisamos estar preparados para ajudá-los a enfrentar a crise, não julgando nem fazendo perguntas, mas recorrendo ao Espírito Santo de Deus que intercede por nós até com gemidos inexprimíveis (Rm.8:26). É nesse momento que precisamos encontrar as diretrizes certas, para aconselhar sem medo, culpa e vergonha, ensinando que embora o nosso corpo reaja a dor e ao sofrimento, a Cruz de Cristo nos ensina a transformar todos os momentos de sofrimento num momento de profunda paciência e espera.

A Bíblia diz que Jesus em sua forma humana, suportou a Cruz... E Ele quer que com Ele sejamos capazes de suportar o fato inevitável do sofrimento... Não fugindo para o momento fantasioso das drogas... da bebida... da prostituição... Mas encarando com resignação e paciência , a dor e o sofrimento.

Uma das histórias mais chocantes que eu já ouvi, foi a de um menino no campo de concentração na Alemanha. Ali, o menino viu seu pai sendo enforcado pelos nazistas e ele agarra na mão do seu tio...Um menino de apenas sete anos de idade... Agarra na mão do tio e diz: Tio, onde está Deus? E o tio olhando para o pai enforcado do menino responde: “Meu filho, olhe para lá... Deus está ali, enforcado com seu pai”.

É isso aí ! É preciso mostrar ao mundo que “O mesmo Deus que nos permite sofrer, é o mesmo Deus que um dia sofreu em Cristo”. É preciso entender que quando estamos de joelhos no chão, clamando pelo sofrimento dos nossos filhos, dos nossos amigos... Não estamos sozinhos... Ele... Deus... Estará ali de joelhos conosco...Quando estamos nos sentindo injustiçados, Deus vai estar da mesma maneira, injustiçado conosco, e o pior da dor, não é a dor em si... O pior da dor é você se sentir sozinho... Sem Deus.

Numa de suas pregações, o Pr. Estevão foi categórico em afirmar , que: Onde quer que formos, Deus chega antes... Deus estará sempre conosco... Jamais nos deixará sozinhos.

E como ilustração, eu deixo registrado aqui, um texto exposto no livro do Dr. Sttot “A Cruz de Cristo”. Nesse texto ele faz narração de uma peça que tem como título “O Grande Silêncio”.

Essa peça, fala que nos fins dos tempos,( e aqui eu gostaria de fazer uma observação: A peça não fala dos dias atuais... A peça é apenas uma metáfora). Continuando, a peça fala que bilhões de pessoas estavam espalhados numa grande planície diante do trono de Deus... Havia ali, muitas pessoas diante de Deus... E alí, Deus estava em julgamento... Ali, Deus era réu.

E um judeu se levantou... Rasgou a blusa, mostrou o nº do campo de concentração, olhou para Deus e disse: “Nós suportamos o terror, os espancamentos, a tortura, a morte... Olha aqui... E tu, oh! Altísismo, onde estavas?

E aí um negro se levanta e diz: Oh! Altíssimo, nós fomos linchados, perseguidos, as nossas casas foram queimadas, os nossos bebês incendiados, pelo único crime de ser preto, e onde Altíssimos, tu estavas?

Uma colegial grávida se levanta e diz: Porque é que eu devo sofrer, oh! Altíssimo? Não foi culpa minha... Fui estuprada...

E assim, sucessivamente, uma criança com síndrome de Dawn... Uma pessoa de Hiroxima... Todos se levantavam... Perguntavam e reclamavam de Deus – “Tu, estivesses no teu trono todo tempo... Hoje, nós é que vamos te sentenciar... Hoje, nós... O judeu, o negro, a menina grávida, a pessoa de Hiroxima... Hoje, nós é que vamos ser os teus julgadores...”

E eles prolataram a sentença e a sentença foi a seguinte:
“Tu, vais sofrer o que nós sofremos... Que tu nasça judeu, que haja dúvida acerca do teu nascimento, que se lhe dê um trabalho tão difícil que ao tentar realizar até a tua família, pensará que estás louco. Que tu sejas traído como nós, pelos teus amigos mais íntimos. Que encontres acusações falsas, que tu sejas julgado por um jure preconceituoso e que sejas condenado por um juiz covarde... Que sejas torturado e finalmente que tu conheças o terrível sentimento de estar sozinho... E aí, então que tu morras!”
Foi esta a sentença que eles deram para Deus. E quando eles acabaram de pronunciar a sentença, ouve um longo silêncio!

Ninguém se moveu. Sabe por quê? Por que de súbito, todos eles entenderam que Deus já havia cumprido na vida e na Cruz de Cristo toda aquela sentença.

É isso aí... A Cruz de Cristo nos ensina que “toda dor, mesmo as imerecidas, encontrarão guarida no Coração de Deus", por que em meio ao sofrimento, mesmo que não possamos ver Deus está alí conosco.

2 comentários:

Edmundo disse...

É minha irmã, ficarmos aqui sentados numa sala aconchegante e bem refrigerada, para de uma telinha ver a desgraça do nossos irmãos, sofrendo na catastrofe de uma enchente, de um incendio, e de um maldito terremoto como este ocorrido no HAITI, país este pauperrimo,em saborearmos aquele pesadelo, é muito fácil fazermos este julgamento. Deus me der forças para não balbuciar palavras ou julgamentos em vão, mas o que será que aquela gente tão sofrida estará dizendo em silencio sobre nosso Deus? Senhor, eu creio em Ti,mas aumenta minha fé, para eu tbm não pronunciar bobagens sobre tanto sofrimento da nossa gente já tão sofrida!!!!

Bete disse...

Com toda certeza, alguns estão pensando coisas absurdas a respeito de Deus. Deus, no entanto, é soberano, e enquanto não entendermos isso, estaremos sempre blasfemando contra Ele.