domingo, 18 de outubro de 2009

GERIATRA

Os geriatras, médicos especializados na saúde das pessoas com mais de 60 anos, começam a ser procurados por pessoas cada vez mais jovens. O principal interesse desses pacientes a princípio deslocados é saber o que podem fazer agora para ter uma velhice saudável lá na frente.

E foi o que aconteceu comigo. No intuito de ter uma velhice saudável, procurei um desses especialistas, até por que, aprouve a Deus que minha mãe, já com 82 anos viesse morar comigo e eu tenho sempre pedido a Deus nas minhas orações que me ajude a ajudá-la a ter dias longos e estáveis nesse período tão crítico da vida de todo ser humano – “ A velhice”.

Ali chegando, comecei a observar as pessoas e pude testemunhar do sofrimento de todo aquele que se dispõe a cuidar de uma pessoa idosa, o que para mim só tem sido possível pela misericordiosa graça do Deus a quem eu sirvo.
A primeira experiência que Deus colocou diante de mim, foi a de uma senhora da idade da minha mãe que como um pássaro “Ferreiro”, gritava sem parar, pela filha durante todo o tempo em que estivemos ali. Horas em que ela pedia a filha em alta voz, uma “marrafa” para o cabelo... Horas, ela gritava pedindo os óculos, água, comida ou para ir ao banheiro sem que houvesse necessidade de nada daquilo.

De tanto aquela senhora, gritar o nome da filha, eu pude assimilar como a filha dela se chamava e a indaguei a respeito, no que ela me respondeu que aquela cena se repetia durante todo o dia e a noite, já que a mãe só conseguia dormir duas horas ou menos que isso, durante a noite. Ela ainda me informou que a mãe ainda a agredia, de forma física ou em meio a palavrões. Mal ela terminou de pronunciar estas palavras, aquela senhora, começou a falar de suas próprias partes íntimas de forma assustadora, enquanto a filha públicamente envergonhada, cuidava da mãe com o maior esmero.

Outro caso que me chamou bastante atenção, foi o de outra senhora acompanhada pela filha e o genro. Esta, era uma mulher de 87 anos, mas, com aparência muito mais jovem que a primeira. Segundo o genro daquela senhora, por muito tempo ela ficou sem enxergar motivada pela catarata. (Com algumas exceções, o surgimento da catarata faz parte do processo de envelhecimento, reduzindo a qualidade da visão). E, conforme, a filha daquela senhora, havia mais ou menos um mês que ela se submetera a uma cirurgia, a qual foi um sucesso. Porém, um grande problema havia surgido após aquela cirurgia... Quando foi oferecido aquela senhora, um espelho para ela se olhar, a mesma começou a gritar enfurecida, passando a agredir o medico por achar que havia sido ele(o médico), o autor de todas as suas rugas.

Gente! Pode ter certeza, que eu saí dali louvando e agradecendo a Deus, pela vida da minha mãe. Agradeço a Deus pelo benefício dELE ter até hoje conservado a saúde da minha mãe. Por ela ainda tomar seu banho sozinha, por ela se alimentar sozinha, por ela não precisar usar fraldas descartáveis e por ela estar sã e consciente aos 82 anos de vida.

Obrigada meu Deus. Que o Senhor renove as minhas forças a cada amanhecer e me conceda o privilégio de ter saúde suficiente para cuidar da minha mãe até quando o Senhor permitir

Nenhum comentário: