domingo, 11 de abril de 2010

MOTIVAÇÃO

Confesso que por muito tempo, estava me sentindo um tanto desmotivada. Até que vi a história de uma família de refugiados do Leste europeu, que, forçados a sair de casa por tropas invasoras, perceberam que a única chance de escapar dos horrores da guerra era atravessar as montanhas que circundavam a cidade. Tinham certeza de que estariam a salvo num país vizinho e neutro, caso conseguissem fazer a travessia. Mas o avô não estava bem e a viagem seria dura.
- Me deixem para trás – pediu ele.
- Os soldados não vão se importar com um homem velho como eu.
- Vão sim – disse o filho.
– Para o senhor será a morte.
- Não podemos deixar o senhor aqui, papai – reforçou a filha.
– Se o senhor não for, então nós também não vamos.
O idoso finalmente cedeu e a família, composta de umas dez pessoas de diversas idades, inclusive uma netinha de um ano, partiu em direção à cadeia de montanhas que se via à distancia. Caminharam em silêncio, revezando-se para carregar o bebê, o que tornou mais difícil a subida do desfiladeiro. Depois de várias horas, o avô se sentou numa rocha e deixou pender a cabeça.
- Continuem sozinhos. Não vou conseguir – disse.
- Vai, sim – encorajou o filho.
– Tem de conseguir.
- Não – disse o avô.
– Me deixem aqui.
- Vamos – disse o filho.
– Precisamos do senhor, é sua vez de carregar o bebê. O homem levantou o rosto e viu as fisionomias cansadas dos demais. Olhou para o bebê envolto num cobertor, agora no colo de seu neto de treze anos, um menino magrinho.
- Claro – disse o avô.
– É a minha vez. Vamos passem o bebê para mim.
– Ele se levantou e ajeitou o bebê no colo, olhando seu rostinho inocente. De repente, sentiu uma força renovada e um enorme desejo de ver sua família a salvo numa terra em que a guerra seria uma memória distante.
- Vamos – disse ele, com determinação.
– Já estou bem. Só precisava descansar um pouco. Vamos andando.

O grupo prosseguiu, com o avô carregando o bebê. E, naquela noite, a família conseguiu cruzar a fronteira a salvo. Todos os que iniciaram o longo percurso pelas montanhas conseguiram terminá-lo, inclusive o avô.

O que aprendi com isso? Aprendi que a motivação faz com que a gente reúna forças que nem imaginava ter para seguir em frente. E, é em meio às adversidades da vida que ainda reuno forças para a chegada de Guilherme, meu netinho tão desejado. Quando muitas mulheres se sentem decepcionadas pelo fato de serem avós(situação constrangedora para quem não aceita a velhice), eu, ao contrário me sinto feliz e motivada pelo amor duas vezes materno. Que esta sementinha... “Esse sublime botão”, como a mãe dele o chama desde que era apenas um zotinho, venha trazendo muita paz, e que Deus nos conceda a ventura de vê-lo crescer cheio de graça, sabedoria e beleza.
Seja Bem vindo Guilherme e Que Deus o abençoe!

Nenhum comentário: