O Teatro Minerva, inaugurado em 1859, com o nome de Teatro Recreio Dramático, constituía o orgulho dos habitantes de Areia, em especial dos membros da Sociedade Recreio Dramático que o construiu às suas expensas, iniciativa pioneira que precedeu em trinta anos o teatro da Capital.
Funcionava regularmente com representações dos conjuntos amadores locais e segundo informações, mesmo companhias famosas que se exibiam em Recife, iam até Areia, recebendo sempre muitos aplausos de um povo que tinha amor pela arte e pela inteligência. Localizado na Rua Epitácio Pessoa, S/N, o prédio de linhas simples, tendendo mais para o tipo clássico, apresenta na fachada principal três portas e mais acima duas janelas. Em relevo o nome Theatro Particular e a data de inauguração, 1859. Um frontão de formato triangular ostenta no tímpano, um ornato em relevo e mais acima uma decoração em caprichosas volutas no centro da qual há uma estatueta da deusa Minerva. Esta foi ali colocada por Horácio Silva, no início do século XX, quando na gestão do prefeito Otacílio de Albuquerque foram feitos alguns melhoramentos no prédio. A partir daí, passou a ser conhecido por Teatro Minerva. À entrada há um pequeno hall por onde se penetra na sala de espetáculo, de piso inclinado, em tijoleiras, com uma passadeira no centro. Do teto de madeira pende um lustre de ferro com seis braços.À volta, duas ordens de frisas, superpostas, de formato circular, em madeira, divididas por colunas simples do mesmo material. Há luminárias em forma de candeeiros ao longo das paredes laterais. Na parte posterior, por trás do palco, estão localizados os camarins ligados ao mesmo e aos corredores por duas entradas laterais.
O mobiliário um tanto rústico, foi todo renovado seguindo tanto quanto possível o modelo original. Durante algum tempo o prédio funcionou como cinema porém agora retornou à sua primitiva função.
O mobiliário um tanto rústico, foi todo renovado seguindo tanto quanto possível o modelo original. Durante algum tempo o prédio funcionou como cinema porém agora retornou à sua primitiva função.
Todo em estilo barroco, foi primeiro Teatro da Paraíba e preserva a arquitetura original até os dias de hoje. Por ele já passaram grandes nomes do Brasil, como a bailarina Ana Botafogo.
Durante o evento "Caminhos do Frio", em Areia, foram comemorados os 150 anos do Teatro Minerva, que durante a programação foi palco de várias apresentações teatrais e musicais, como: A Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB, apresentação dos alunos da Escola de Música da Prefeitura de Areia, Orquestra Sivuca de Campina Grande e apresentações teatrais dos grupos de Areia, Grupo Gameleira e Recreio Dramático.
Um comentário:
NÃO ESQUECENDO TAMBEM O GRUPO DE DANÇAS FOLCLORICAS MOENDA COM 33 ANOS EM ATIVIDADES A TODO GÁS.
Postar um comentário