quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CONTINUAÇÃO DO DESABAFO DE ANTONIO MATIAS

Fiquei um pouco pesaroso após criar aquele mail sobre as escolas que passei em minha querida Areia e que não conclui mais vou fechar agora. Reprovado, não tinha mais como matricular-me em canto nenhum. Foi aí, que veio a luz do meu futuro, o nosso FERNANDO PEIXE que de pronto me conseguiu um colégio em J.P. Me mandei, sofri prá Por. passei ano após ano com média acima da media e conclui o que estava fazendo. Dai veio o melhor, tinha que trabalhar e quem me deu um emprego? Mais uma pequena história, numa festa da padroeira em Areia em que o pavilhão foi em frente a padaria de Sr. Edgar estava eu Cacau Nesio e Newton sentadinhos tomando uma cerverjinha quando falei no assutnto do emprego dai eles e de pronto disseram fala com Pêu Perazzo dai não lembro bem parece que fui eu e Cacau no dia seguinte ao encontro a Pêu e êle de pronto se ofereceu a falar Bonifacio Rolim que diretor da SAELPA me garantiu um emprego até 10 anos atraz e estou aposentado. Tenho essa gratidão a MEUS AMIGOS CITADOS obrigado por voces existirem . Romulo vou escrever um livro primeiro que você ta vendo? k k k k k k k k k k k kk

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

DESABAFO DE UM AREIENSE

Mais uma vez, abro espaço neste cantinho para postar um texto que não é meu. Isso, no entanto, tem uma explicação: A pessoa que me enviou em forma de e-mail, é o meu amigo/irmão/camarada, Antonio Matias, o China. E em se tratando de alguém da terrinha resolvi postá-lo aqui, em prol da atenção e carinho que o mesmo sempre me dedicou. Assim escreveu o meu amigo:


Sei que voces podem ter essas lembranças mais não custa nada rever.Interessante em Areia estudei no primarário e ginasio mais que voces e não sai da primeira série, veja bem; Estudei na Escola Paroquial,no Grupo Escolar Alvaro Machado, Ginasio Coelho Lisboa, Escola de Comercio 7 de setembro ,Colegio Estadual de Areia terminei deportado por D.Violeta prá J.P. Fora alguns professores que tive por fora NÃO DIGA NADA OU RIA K K K K K K K sim e os professores tive tantos que perdi as contas k k k k k k k lembro de alguns com carinho e saudade outros sem magua pois acho que não fui bom estudante mesmo, achei bom porque em J.P. passei por cima de tudo, tambem com tudo que aprendi lá, já era doutor aqui kKKKKKKKKK Desculpem essa baboseira toda. Esse instrumento é prá gente comversar mesmo mais vejo que até oi é dificil, tem pessoas entre nós, que não se vêa xxxx anos e não diz nem oi, é dificil né dificil é feio mais tá certo. Acho.


domingo, 18 de outubro de 2009

GERIATRA

Os geriatras, médicos especializados na saúde das pessoas com mais de 60 anos, começam a ser procurados por pessoas cada vez mais jovens. O principal interesse desses pacientes a princípio deslocados é saber o que podem fazer agora para ter uma velhice saudável lá na frente.

E foi o que aconteceu comigo. No intuito de ter uma velhice saudável, procurei um desses especialistas, até por que, aprouve a Deus que minha mãe, já com 82 anos viesse morar comigo e eu tenho sempre pedido a Deus nas minhas orações que me ajude a ajudá-la a ter dias longos e estáveis nesse período tão crítico da vida de todo ser humano – “ A velhice”.

Ali chegando, comecei a observar as pessoas e pude testemunhar do sofrimento de todo aquele que se dispõe a cuidar de uma pessoa idosa, o que para mim só tem sido possível pela misericordiosa graça do Deus a quem eu sirvo.
A primeira experiência que Deus colocou diante de mim, foi a de uma senhora da idade da minha mãe que como um pássaro “Ferreiro”, gritava sem parar, pela filha durante todo o tempo em que estivemos ali. Horas em que ela pedia a filha em alta voz, uma “marrafa” para o cabelo... Horas, ela gritava pedindo os óculos, água, comida ou para ir ao banheiro sem que houvesse necessidade de nada daquilo.

De tanto aquela senhora, gritar o nome da filha, eu pude assimilar como a filha dela se chamava e a indaguei a respeito, no que ela me respondeu que aquela cena se repetia durante todo o dia e a noite, já que a mãe só conseguia dormir duas horas ou menos que isso, durante a noite. Ela ainda me informou que a mãe ainda a agredia, de forma física ou em meio a palavrões. Mal ela terminou de pronunciar estas palavras, aquela senhora, começou a falar de suas próprias partes íntimas de forma assustadora, enquanto a filha públicamente envergonhada, cuidava da mãe com o maior esmero.

Outro caso que me chamou bastante atenção, foi o de outra senhora acompanhada pela filha e o genro. Esta, era uma mulher de 87 anos, mas, com aparência muito mais jovem que a primeira. Segundo o genro daquela senhora, por muito tempo ela ficou sem enxergar motivada pela catarata. (Com algumas exceções, o surgimento da catarata faz parte do processo de envelhecimento, reduzindo a qualidade da visão). E, conforme, a filha daquela senhora, havia mais ou menos um mês que ela se submetera a uma cirurgia, a qual foi um sucesso. Porém, um grande problema havia surgido após aquela cirurgia... Quando foi oferecido aquela senhora, um espelho para ela se olhar, a mesma começou a gritar enfurecida, passando a agredir o medico por achar que havia sido ele(o médico), o autor de todas as suas rugas.

Gente! Pode ter certeza, que eu saí dali louvando e agradecendo a Deus, pela vida da minha mãe. Agradeço a Deus pelo benefício dELE ter até hoje conservado a saúde da minha mãe. Por ela ainda tomar seu banho sozinha, por ela se alimentar sozinha, por ela não precisar usar fraldas descartáveis e por ela estar sã e consciente aos 82 anos de vida.

Obrigada meu Deus. Que o Senhor renove as minhas forças a cada amanhecer e me conceda o privilégio de ter saúde suficiente para cuidar da minha mãe até quando o Senhor permitir

DESABAFO DE UM IDOSO

Você já foi criança um dia, mas os seus anos se dobraram e fizeram de você, um jovem adulto, e agora você me olha com certo desprezo, só porque muitos anos se dobraram para mim e, hoje sou um velho. Você observa minhas mãos trêmulas e encarquilhadas e se esquece que foram elas que ajudaram a acariciar as suas, inseguras na infância. Critica os meus passos lentos e vacilantes, esquecendo-se de que foram eles que orientaram seus primeiros passos. Reclama quando lhe peço para ler uma palavra que meus olhos já não conseguem vislumbrar com precisão, esquecido das várias palavras que eu repeti inúmeras vezes para que você aprendesse a falar. Fala da lentidão das minhas decisões, esquecendo-se de que suas primeiras decisões foram por elas balizadas. Diz que eu sou um velho desatualizado e sem estudo, mas eu confesso que pensei muito pouco em mim, para fazer de você, um homem de bem. Reclama da minha saúde debilitada, mas creia, muito trabalho foi preciso para garantir a sua. Ri quando não pronuncio corretamente uma palavra, mas eu lhe afirmo que esqueci de mim mesmo, para que você pudesse cursar uma universidade. Diz que não possuo argumentos convincentes em nossos raros diálogos, todavia, muitas foram às vezes que advoguei em seu favor, nas situações difíceis em que se envolvia. Hoje você cresceu e é um homem robusto e a juventude lhe empolga as horas, esqueceu-se de sua infância, seus primeiros passos, suas primeiras palavras, seus primeiros sorrisos, mas acredite, tudo isso está bem vivo na memória deste velho cansado, em cujo peito ainda pulsa o coração amoroso de outrora. É verdade que o tempo passou, mas eu nem me dei conta, só notei naquele dia em que você me chamou de velho pela primeira vez e, eu olhei no espelho, lá estava um velho de cabelos brancos, vincos profundos na face e um certo ar de sabedoria, que na imagem de ontem não existia. Por isso eu lhe digo meu jovem, que o tempo é implacável, e um dia você também contemplará o espelho e perceberá que a imagem nele refletida não é mais a que hoje você admira, mas você sentirá que em seu peito, o coração ainda pulsa no mesmo compasso; que o afeto que você cultivou, não se desvaneceu; que as emoções vividas, ainda podem ser sentidas como nos velhos tempos; que as palavras amargas, ainda ferem com a mesma intensidade; e que, apesar dos longos invernos suportados, você ficou frio diante da indiferença dos seres que embalou na infância. Por isso que lhe aconselho meu filho, não ria nem blasfeme do estado em que estou, eu já fui o que você é, e você será o que hoje sou.
A minha oração é que que você que está lendo este texto agora, seja solteira(o), seja casada(o), moça(o) ou aproximando-se da velhice, nunca apresse a estadia de seu pai ou sua mãe ao seu lado por nenhum motivo, porque amanhã poderá ser você.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CORAÇÃO DE NORDESTINO

Há alguns anos atrás, aprouve a Deus me levar para um seminário interdenominacional, precisamente do ministério JUVEP, onde a paixão predominante é alcançar os perdidos. Perdidos no mundo escravizado pelas drogas, pelos vícios, prostituição, crime... Ou seja, um mundo dominado pelo império do mal. E alí, naquela casa de profetas, Deus colocou no meu coração, também, o amor pelas almas em conflito, de maneira que a princípio eu pensei ir embora para um país africano onde nem se cogita o estudo e o conhecimento da palavra que salva e liberta o homem algemado pelos prazeres mundanos, conforme o evangelho de João 8:32.
Hoje, porém, ao visitar o blog do Sr. Everaldo Batista, onde ele enfatiza o amor por Missões eu voltei a me lembrar de algo que me aconteceu por ocasião de um avanço missionário no sertão do nordeste, onde pela primeira vez, eu ouvi a música, cuja letra posto logo abaixo juntamente com o vídeo da Banda Sal e Luz que dá uma interpretação surpreendente e com muita unção a letra em referência.

A letra desta música teve o poder de lavar a minha alma e falar ao meu coração de que o povo sofrido do nordeste também é carente desta palavra que sara, liberta e transforma a vida de todo aquele que mediante a fé, se decide pelo carpinteiro de Nazaré que com suas mãos furadas vai tocando e libertando todo aquele que se dispõe a colocar sua vida sofrida aos pés de Sua Cruz.


"CORAÇÃO DE NORDESTINO"

Vem Jesus liberte o coração do nordestino Do homem, do menino que nasceu aqui.
Vem Jesus transforme, mude sua história faz ele feliz!
Do menino que brinca de baleadeira, da mulher rendeira lá do Ceará...
Do homem boiadeiro que canta toada para não chorar...
A seca castiga e o gado morre, e o rio é dos olhos teus
Meu Nordeste carente, povo tão valente, Deus ama você.
Vem Jesus...
Ceará, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Bahia...Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão
Eita terra linda...Meu Jesus morreu também pelo Nordeste, pelo Sertão, Pelo Agreste, pelo sanfoneiro
Pelo homem sem escola, homem sem vitória Pelo violeiro...
Vem Jesus...
Nordestino querido você que me escuta
Pelo Sertão, pela cidade Jesus Cristo deseja encher tua vida De felicidade...
Meu Jesus morreu também pelo Nordeste, pelo Sertão, Pelo Agreste, pelo sanfoneiro
Pelo homem sem escola, homem sem vitória pelo violeiro...
_____________________________________________________
Ministério Sal da Terra
Composição: Marcos André Fernandes

DOCUMENTÁRIO

Grande foi a minha emoção e felicidade, quando recebi por e-mail, o documentário abaixo do meu conterrâneo, ex colega de trabalho na velha SAELPA, amigo do peito, Antonio Matias, o China, como o chamávamos de forma amigável na nossa querida e saudosa terrinha.

De autoria de Rômulo Pina, o texto impressiona, não somente pela expressão de amor e saudade conforme foi escrito, mas, pela surpreendente memória do seu autor. Assim, sendo, é com muito orgulho, emoção e respeito, que passo a incluí-lo nas minhas trilhas, postando-o logo abaixo em toda a sua íntegra.

DOCUMENTÁRIO

Ainda menino,tenho belas e eternas lembrancas do Ginásio Coelho Lisboa(Tempo do Pe. Leticio), e depois Colegio Estadual de Areia, no tempo em que a nossa Diretora foi Dona Violeta Brito Lira.
Desde 1965 quando fui fazer o teste da Terrivel Admissao(Vestibular das Criancas) no Colegio Estadual que era vizinho a casa onde residia a Rua da Gameleira 499,recebi um convite do Prof. Fernando Peixe,tambem conhecido como Seu Mota,seu Mota Peixe,Prof.Fernando Peixe,Prof.Peixe,Seu Fernando,etc,para ser integrante da Banda Marcial do Colegio.
Naquela epoca eu bem franzino com apenas 11 anos de idade,havia passado no rigoroso Concursso de Admissao onde com muito orgulho, ia para a Primeira Serie Ginasial.De pronto aceitei o convite do Prof.Fernando Peixe,para tocar Corneta.
Como eu era naquela epoca(1965) o Mascote da Banda Marcial,a unica Corneta que existia era uma Corneta que todo mundo rejeitava,pois era velha,furada, e enferrujada,mas mesmo assim eu aceitei o convite,uma vez que o sonho de tocar na Banda Marcial para mim superava todos os limites impostos.Todo ano tiravamos em primeiro lugar no Concursso Paraibano de Bandas e Fanfarras,onde varias Radios Paraibanas transmitiam ao vivo o nosso belissimo Show.Era um orgulho para nossa pequenina e pacata cidade Areia conseguir tamanha facanha de seus filhos que tinham a frente a competencia e a honestidade de um Maestro que era considerado um pai para todos nos que se chamava Professor Fernando Peixe.
Como era bem fraquinho,nas duas primeiras semanas de tanto tocar Corneta,ficava com problemas de respiraco,e toda noite era um sufoco para conseguir dormir.
Como o Prof. Fernando Peixe era uma pessoa rigida,mas sobretudo compreensiva,expliquei meu problema para ele,e perguntei se nao podia tocar outro instrumento.Ele me disse que sim e arranjou uma Caixa-de -Guerra para mim.
Passei nao mais que um mes,e em seguida fui tocar Tarol.Tambem nao durou muito tempo para consseguir o instrumento ideal para mim que foi um Surdo.Neste eu passei muito tempo na Banda tocando,e em algumas evolucoes da mesma,fazia o papel de Surdo-Mor,tocando sozinho.As vezes acompanhava sozinho Tarolistas famosos como Hildebrando Marinho do Monte ,Hermano filho de D. Da Luz,Ze'Pequeno, e o nosso grande Banana(Filho de Sr. Antonio Apolinario)fazendo seus incriveis sons acompanhados com dificeis malabarismos que so'eles sabiam fazer.Este ultimo so'faltava morder ou engolir a lingua com tanta inspiracao que fazia...
Depois de passar por todos estes intrumentos,finalizei tocando por um bom periodo Bombo.
Tudo isto somou nada menos que 13 anos de Banda Marcial,desde da epoca do PELOTAO ELETRICO,ate' os idos de 1978,periodo em que conclui meu Cursso de Agronomia.
Mesmo curssando Agronomia,o Prof. Peixe me chamava para fazer parte da Banda e representar Areia em apresentacoes em outras cidades.
Recordo-me de muitos colegas da Banda desde o tempo de Pe. Leticio tais como:Gabriel Pince',Batista,Ze'de Souza(Cornetao),Toucha e Eleoterio(Tuba),Roney e Aderaldo(irmao de Ze'de Souza),estes tocavam Pratos,Corneteiros como Antonio Ribeiro(Tonhito), Ze'Lopes,Marcos Franklin,Fernandinho,Damasio,Nezio, Precocy e Jurandir Chaves,Leonardo Jardelino, Maciste,
,Macarrao,Salatiel Coelho,Aladim, Antonio Matias (o China),Antonio Gouveia (o Antonio de Ciro), Antonio Inacio,Caixas de Guerra como Mercedes,Antonio Acacio,Carlos Caldas e Toinho de Alcides Rosas, Saulinho e Alexandre Brito Lira,Tarol-Hildebrando do Monte,Ze'Pequeno, Banana,Aderaldo,Newton,Joao Barreto,Martinho e Nazareno Teotonio,Surdo-Nelmar Peixe,Crispiniano,Romulo Pina,Gilberto Simoes,Normando Perazzo,e Bombao-Ze'Maria,Marcelo Henrriques, Tida,Reginaldo Teixeira,Moacir de Joaninha,Luiziho,Normando Perazzo,Mario Ronaldo,Romulo Pina, e Crispiniano,dentre muitos outros amigos e companheiros que nao me recordo neste momento.
Recordo-me perfeitamente da Alvorada que era tocada em 4 vozes a partir da 4 horas da manha no oitao da Igreija da Matriz pelos melhores Corneteiros da Banda. no dia 7 de Setembro..Tonhito,Ze'Lopes,Fernandinho,Marcos Franklin,e Damazio,sob a regencia e coordenacao do nosso inesquecivel Prof. Fernando Peixe.
Uma das coisas que me chamava a atencao alem dos belissimos dobrados e dificeis evolucoes como o BAILADO dentre outras,era a introducao da musica A PONTE DO RIO KUWAIT,onde todos nos aniciavamos o show da BANDA MARCIAL,assobiando esta bela cancao.
A nossa apresentacao era encerrada com o Toque do Galope,forte,rapido,bonito,e arrazador!!!Era de arrepiar qualquer um expectador.
Recordo-me de Fatima Cardoso nossa colega de turma,que ficava a frente da Banda Marcial nos dias de desfile.,bailando.Sua beleza natural chamava a atencao de todos.

Desde a disputa politica entre Elson Cunha Lima e os Brito Lira,tendo D. Violeta a frente como nossa Diretora do Colegio Estadual desde o ano de 1965, sempre a partir dos anos 70 comemoravamos o dia 7 de setembro em nossa cidade com antecedencia de 1 semana.(Coisas de Politica Partidaria mesmo).
Como premio,todos componentes da Banda Marcial viajavam em um Onibus para a cidade de Catole'do Rocha-Pb ,e la'desfilavamos garbosamente no dia 7 de setembro,dando aquele particular Show de apresentacao com belissimos dobrados e evolucoes pela cidade.
A noite,todos ja'apresentados a Comunidade,era o momento de descontracao,onde iamos para a Praca principal da cidade,a procura de namoradas.Cada um que contasse suas facanhas e vantagens.
Muitos se davam bem,outros ficavam na espectativa de sobrar alguma coisa.Os mais espertos,garbosos e galanteadores,ficavam com as melhores meninas que por ali iam em busca de seu principe encantado.Era muito divertido.
Lembro-me muito bem do que o Jurandy Chaves (mais conhecido como Catota ou Popeye),filho do Sr. Derocy Chaves comentou,dizendo que tinha arranjado 3 namoradas na noite,e ainda tinha tomado a namorada do seu melhor amigo Macarrao.
O Luizinho filho do Sr. Lira, o conquistador e galanteador da turma,entrou pelo cano naquela noite.Alguem da turma saiu espalhando a noticia as meninas da cidade que ele estava tentando conquistar,que ele era muito enrrolao e enganador.Com esta fama em poucos minutos,o coitado deixou de competir com o Velho Catota e seu irmao Precocy,mais conhecido como Prea'.
A viagem de Onibus que durava quase 10 horas para ir e 10 horas para voltar de Catole do Rocha,era uma animacao geral,onde a batucada nao parava um so'minuto,e varios artistas,comicos e cantores ,entravam em cena.
Na volta,cada um que contasse as peripecias que aprontou com suas namoradas nesta viagem.

Por volta de 1969/70,a Quadra de Esporte do Colegio Estadual de Areia,foi construida pelos proprios alunos.
Recordo-me que a aula de Educacao Fisica sob a coodenacao do Prof.Peixe,era executada pelos seus alunos,os quais transportavam,pedras,tijoulos,ferros,sacos de cimento,areia,tudo para a contrucao da Quadra.
Eu e muitos dos nossos amigos trabalhamos duro na sua construcao.
Quando foi inaugurada,a Quadra que deveria ter o nome naquela epoca de Quadra Plinio Lemos em homenagem ao ilustre Deputado Estadual,por decisao da grande maioria dos Estudantes,foi mudada para Quadra de Esportes Prof.Fernando da Mota
Peixe,mediante varios protestos dos alunos,que nao admitiram a ideia inicial do titulo.
Merecidamente o nome do nosso inesquecivel Professor Fernando Peixe ficou para sempre na historia de nossa cidade.

Finalizando,gostaria de pedir minhas desculpas por nao ter mencionado mais nomes de pessoas que passaram pela Banda Marcial ou Pelotao Eletrico,o que torna-se dificil para mim me lembrar do nome de todos.
Caso as pessoas que receberem este e-mail possam acrecentar mais historias reais com nomes e fatos interessantes,seria importante acrescentar estas historias e relatos que fizeram parte e marcaram para sempre as nossas vidas ,em um documento maior.Para resgatar e refrescar um pouco nossas memorias de nada menos que 45 anos,escrevi este documentario.

So'tenho a agradecer a magnifica diciplina e educacao que tivemos desde o tempo do Pe. Leticio no antigo Coelho Lisboa,a D.Violeta Brito Lira e muitos outros Diretores que passaram pelo Colegio Estadual de Areia tais como :Jose Soares,Maria do Carmo Carneiro de Araujo(Carmu),Antonio Fernando C. de Araujo dentre outros,por terem se esforcado para manter a Ordem e a Diciplina Educacional em nossa querida Areia,terra da Cultura e do Turismo.

Um grande abraço saudosista para todos,
Romulo Pina


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

VIRTUDE E FÉ

Depois da minha decisão em seguir a Cristo, eu nunca me imaginei escrevendo algo que girasse em torno daquilo que fizesse mal ao organismo ou a qualquer outra coisa. Mas, afinal quer queiramos ou não, o mal existe e campeia o nosso planeta. Alicerçada, pois, nas palavras de Jesus em sua oração de consagração(Jo. 17:12-17) dias antes de sua morte na cruz, é que decidi escrever e postar o texto abaixo, por tratar-se na minha opinião, de uma das mais belas histórias de amor, de superação, de criatividade, de crença e de muita, muita virtude e fé.

Os protagonistas desta história se chamam Antonio Augusto e Maria Julia e a história é o relato de um sonho. Proprietários do Engenho Triunfo, que se localiza a seis quilômetros da cidade de Areia, o jovem casal de empreendedores tem muito a contar para quem visita as dependências de sua fábrica.


O relato é feito por uma esposa apaixonada, que por amor assumiu o sonho do marido e com ele foi às últimas consequências. Maria Julia fala que o sonho de Antonio Augusto era produzir a melhor cachaça de Areia, mas além de não ter recursos financeiros, não conhecia nada de cachaça... Após receber uma herança comprou uma moenda e um alambique e começou a produzir cachaça, a princípio muito ruim (conta Maria Julia que provava), mas depois com persistência e dedicação o processo foi devidamente corrigido e a boa cachaça que hoje se conhece, começou a ser fabricada. No meio desse percurso muito trabalho, pouco tempo para os filhos e muita, muita inteligência e criatividade... A venda começou com Maria Julia visitando cada estabelecimento; as máquinas que eram muito caras, Antonio Augusto mesmo fazia... O moinho de carne da mãe dele, virou máquina de tampar; a peça de bico de porco beber água nas pocilgas virou envasadora; a centrífuga da irmã virou máquina de polir garrafas; o pote de doce da mãe virou um lindo filtro de cachaça e a mesa de um frigorífico que nunca funcionou virou máquina de esterilizar garrafas... Hoje os quatro filhos estão crescidos e mergulhados no mesmo sonho, o mais velho faz Engenharia Química na UFCG e Química Industrial na UEPB, e conseguiu transformar a “cachaça de cabeça”, que antes se jogava fora, por conta do alto teor de cobre e grau alcoólico bastante elevado, em álcool combustível utilizado pelos carros da fábrica, e os demais já agregam valor ao negócio. Um negócio que conta com muitos empregos diretos e mais de duzentos indiretos, contribuindo com a cidade e o estado, que incentiva a produção da cana de açúcar pelos pequenos produtores, de onde compram, conscientizando-a de que o seu sonho hoje se multiplicou e alimenta muitas famílias naquela região. Se isso não for virtude e fé, realmente não sei mais o que seria.