domingo, 27 de setembro de 2009

RECORDAR É VIVER

A memória humana é capaz de armazenar bilhões de informações e graças a ela somos capazes não só de fazer algo, como também de relacionar as coisas entre si, de estabelecer associações, sem as quais seria impossível a própria sobrevivência.
A massa de informações que a memória humana grava equivale a 20 bilhões de livros. Mas é preciso que um fato mexa com as emoções para ser encontrado depois com facilidade nesse fantástico arquivo do cérebro. Foi o que aconteceu comigo hoje. Após alguns dias de ausência, totalmente sobrecarregada com assuntos da casa de Deus, algo mexeu com as minhas emoções, razão porque decidi postar o tópico anterior e o presente que também trata de um velho amigo e seresteiro do tempo, da “brilhantina” em Areia. Trata-se de Antonio Maia.

Casado com Dona Lourdes e pai de alguns filhos, Antonio Maia, era filho do casal Pautila e Manoel Maia, antigos proprietários da fazenda Pirauá, local em que por ocasião de algumas férias escolares, tive o prazer de passar várias e sadias temporadas. Na época, a fazenda era administrada pelos meus tios e padrinhos Carminha e Luis Correia, que talvez por não terem filhos dedicavam a mim e aos outros sobrinhos carinhos e atenção em demasia.

Foi, então, numa dessas temporadas que tive a oportunidade de conhecer de perto o saudoso amigo e seresteiro das noites frias e ao mesmo tempo aconchegantes da nossa telúrica terrinha, Antonio Maia.

E hoje, de fato, algo mexeu com minhas recordações e emoções, quando revi o vídeo que posto logo abaixo, feito em homenagem ao velho e amigo seresteiro, Antonio Maia.
Ainda bem, que “Recordar é Viver”!






"JAGUAR"

É com o coração cheio de saudades, que após um longo tempo ausente, volto a falar neste cantinho sobre alguns amigos queridos, em especial , Jose Garcia Filho, mais conhecido por “Juca” e o velho e inesquecível “Pedro Tavares”.

Existem pessoas que são inesquecíveis, e, a fotografia abaixo trás recordações de alguns amigos queridos de Areia, que assim perfilados, formam a Equipe do antigo time “Jaguar”, cujo principal cartola (embora não se faça presente na fotografia), era o querido e inesquecível amigo “Pedro Tavares”. O time tinha como líder, jogador e técnico, Lau Maurício, agachado logo abaixo e à frente da foto.

Entre outros, a foto trás ainda, a figura amiga e inesquecível de Juca, que muitas vezes, após um dia inteiro de trabalho no volante de um ônibus, ainda conseguia ser o mais destacado jogador do time, inclusive em preparo físico.

E é com muito pesar, que volto à minha adolescência querida, para recordar do trágico acidente que culminou com a vida desse exemplar rapaz, José Garcia Filho, o “Juca”. Muito amigo do meu também amado e inesquecível pai, eu recordo com pesar daquela fatídica noite em que meu pai adentra nossa casa em prantos, pela perda do seu querido amigo e companheiro de “romarias”, que faleceu precocemente de um acidente de trabalho, quando concertava o próprio ônibus em que trabalhava.

A toda essa equipe, retratada logo abaixo da esquerda para a direita em pé: Edvan,Hélio, Gilberto, Vitaliano, Juca, (Areiense) Didi e Amauri Bolinha, Presidente do Clube. Agachados: Abelardo, Mário, (Areiense) Geraldo Pedro, Lau (Areiense) e Pedro Japonês... Eternas Saudades aos que já não estão aqui e aos que ficaram meus sinceros cumprimentos!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PALAVRAS PARA AQUECER A ALMA

Eu filei estas palavras da página de recados do Orkut de meu irmão, Edmundo Alves.
Por que estou postando-as aqui? Tem várias explicações:
Primeiro, por que a pessoa que as enviou é minha amiga do peito Fátima Cardoso. Segundo somos todos da terrinha, terceiro, são palavras que falaram muito ao meu coração, quarto, no meu blog http://bete-flordeliz.blogspot.com/, eu falo exatamente do valor da amizade, enfatizadas no final deste poema e finalmente, porque a menina do “Roubando Palavras”, (filha de uma orgulhosa filha da terrinha) indiretamente, me deu a idéia de roubar tudo que é interessante em matéria de “Palavras”, inclusive, neste mesmo cantinho, estarei também postando outras palavras, que tem como tema "Loucos e Santos", roubadas da tal menininha. Acha pouco?

Para cada palavra um sentimento

Para cada sentimento uma dor

Para cada dor uma flor

Para cada flor um amor!

Para o amor uma dor

Para uma dor uma esperança

Para esperança uma paixão

Para paixão uma ilusão

Para ilusão uma luz

Para uma luz o amanhecer!

Cada palavra tem seu sentido

Cada sentindo tem seu sentimento

Cada sentimento tem sua dor

Cada dor tem seu coração!

Cada coração tem seu dono

Cada dono tem um amor

Cada amor tem uma surpresa

Cada surpresa tem uma razão

Cada razão tem uma solução!

Para cada pessoa há um amor

Para cada amor há um coração

Para cada coração há uma vida

Para cada vida há uma esperança!

Para cada amizade um grande amigo!



Loucos e Santos

"Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril."

____________________________________________________________________

Oscar Wilde

domingo, 13 de setembro de 2009

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

Para nos aqui do Brasil o dia 7 de setembro significa o dia da Independência ou Dia da Pátria pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, nasceu na cidade de São João Del Rei em 1746. Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador, tropeiro e alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais. Pelo fato de ter mostrado grande bravura e exercer sua labuta nas milícias que cuidavam da ordem pública na época do Brasil Colônia, por justiça foi aclamado como Patrono das Polícias Militares do Brasil.

E, após vários dias de silêncio, volto a falar neste cantinho, de um filho de Areia, que para mim é um dos mais ilustres. Trata-se do major Edmundo Alves, que com muito orgulho e esmero, lidera atualmente, a Banda de Música do Segundo Batalhão da Polícia Militar em Campina Grande, corporação da qual faz parte, motivo pelo qual à frente daquele batalhão abriu o desfile cívico e militar daquela cidade, conforme vídeos abaixo.

Quero aqui, pedir permissão ao ilustre major Edmundo, para oferecer esta sua brilhante vitória ao nosso amado e saudoso pai: José Antonio Alves "in memorian", o qual deveria estar muito feliz se aqui estivesse.

Bravos Major, e que o Senhor continue lhe abençoando dia após dia!